Pequenas Formas de Melhorar a sua Cidade

A degradação do espaço público é uma realidade inegável num contexto de constantes expansões e mudanças como é o da cidade.   Aparentemente, responder às necessidades de um significa sacrificar o bem-estar de outro, sobretudo numa perspetiva capitalista.   Talvez o processo de urbanização seja irreversível, mas atualmente já possuímos conhecimentos que permitem desenvolver práticas mais sustentáveis, promovendo iniciativas de conservação aplicadas aos diversos elementos que compõem o tecido metropolitano: social, económico, territorial, etc.   Uma das formas mais acessíveis de alterar o curso da degradação é alterar o nosso comportamento, exercendo a mudança que queremos ver.   A CDP Driving Sustainable Economies reuniu numa lista os comportamentos que pode adotar nos vários contextos da comunidade para melhorar a sua cidade:

• Na rua:
    • Parkway verde: aproveite todos os espaços que puder para tornar a cidade mais verde;
    • Criar uma pequena biblioteca gratuita.
  • No bairro:
    • Criação de jardins: preencha lotes em desuso ou pequenos pedaços de terra abandonados com plantas e flores, transforme espaços perdidos em espaços verdes;
    • “Despavimente”: diminuir a quantidade de asfalto transformando estacionamento não utilizado e lotes abandonados em hortas comunitárias e parques, por exemplo.
  • Nos Parques:
    • Melhore o seu parque local:  o que pode incluir peticionar o governo local para a mudança;
    • Construa lugares para adultos: fornecer aos adultos lugares para relaxar, recriar e treinar é igualmente importante;
    • Consulte as crianças para projetar os seus próprios parques:envolver as crianças no processo criativo para parques e playgrounds não só garante que o resultado final será mais atraente para o utilizador final como promove uma apreciação antecipada para o projeto.
  • Ao longo do caminho:
    • Diminua a velocidade: e se possível implementar zonas de velocidade reduzida para áreas densamente urbanas;
    • Utilize os transportes públicos: poupe o meio ambiente;
    • Obedeça às leis de trânsito.
  • Na Comunidade:
    • Seja voluntário: procure grupos de voluntariado na sua vizinhança e torne a sua cidade um lugar melhor enquanto convive com os “seus”;
    • Filmes ao ar livre: não é assim tão difícil de organizar como pode parecer. O cinema pode expandir os horizontes e unir as pessoas.
Informe-se, conheça as regras antes de qualquer intervenção e com poucos recursos pode fazer uma grande diferença, basta querer.   Na sua área geográfica, pode ainda recorrer a ferramentas como a Nossa Freguesia para combater a degradação e evitar acidentes, permitindo gerir, cuidar e melhorar a área em que se insere.   Na Nossa Freguesia trabalhamos para construir uma cidade em que todos participam e todos desfrutam de uma qualidade de vida cada vez melhor.   Consulte o restante artigo em: http://www.cdpla.net/pt-br/noticias/pequenas-maneiras-que-voc%C3%AA-pode-melhorar-sua-cidade

2017/05/autor

Nossa Freguesia